sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Mostra de Presépio

Entre os dias 14 e 22 de Dezembro irá decorrer, na bilioteca da nossa Escola, a II Mostra de Presépios com a participação da Associação de Artesãos das Caldas da Rainha. Professores e funcionários são também convidados a executarem e a exporem o seu próprio presépio. Toda a comunidade está convidada a participar!

Pintando com o pé



Maria de Lurdes Oliveira, membro da Sociedade dos Artistas Deficientes Manuais irá pintar na bibiloteca da nossa Escola, no dia 16 de Dezembro, às 10 horas e 15 minutos. A actividade insere-se na temática dos Direitos Humanos e na quadra natalícia que estamos a viver.Não deixe de participar!

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Autor do Mês





Miguel Torga



Miguel Torga, pseudónimo de Adolfo Correia Rocha (São Martinho de Anta, Vila Real, 12 de Agosto de 1907 – Coimbra, 17 de Janeiro de 1995), é considerado um dos mais importantes escritores do século XX.
A sua proveniência é bastante humilde e os primeiros anos de vida são marcados pelas dificuldades económicas da família. Aos dez anos, serviu como porteiro e moço de recados numa casa apalaçada do Porto, mas, um ano depois, foi despedido por causa da sua atitude insubmissa. Em 1918, frequentou o Seminário de Lamego, o que possibilitou um alargamento profundo dos seus conhecimentos, no entanto, no fim das férias, Miguel Torga comunicou ao seu pai que não queria ser padre.
No ano seguinte, com doze anos, emigrou para o Brasil, para trabalhar na cultura do café, na fazenda de um seu tio, que, ao aperceber-se da sua inteligência, lhe financia os estudos liceais. Vendo como o sobrinho se torna um distinto aluno, o tio propõe-se pagar-lhe os estudos e apoiar o seu regresso a Portugal. Assim, em 1928, Miguel Torga ingressa na Faculdade de Medicina de Coimbra e inicia a sua actividade literária, publicando, no mesmo ano, Ansiedade.
No ano seguinte, começa também a colaborar com o grupo da Presença, do qual fazem parte José Régio, Branquinho da Fonseca e Gaspar Simões, mas, invocando “razões de discordância estética e razões de liberdade humana”, logo se veio a demarcar deste grupo literário, em 1930. Foi muito breve, pois, a sua ligação e fica muito evidente a forma como prezava, acima de tudo, a sua liberdade e a sua independência estética e ideológica. Estes valores, aliás, sempre marcaram a sua obra e a sua vida.
Em 1933, concluiu a sua formatura em Medicina e no início, exerceu a sua profissão nas agrestes terras transmontanas, de onde era originário e que tanto inspiraram a sua obra literária.
A escolha do pseudónimo, em 1934, revela a admiração do escritor por dois grandes vultos da cultura ibérica – Miguel de Cervantes e Miguel de Unamuno. Por outro lado, o seu amor à natureza traduz-se na escolha de torga, uma planta bravia, de flor branca ou arroxeada ou cor de vinho, própria da montanha e que se caracteriza por ser muito resistente,
Mais tarde, a partir de 1939, vem para Coimbra exercer a sua actividade profissional, mantendo também um ritmo vivo ao nível da produção e publicação literárias.

(a torga)


Vídeo Comemorativo dos 100 anos do Autor





Para ouvir Miguel Torga





O espírito natalício na poesia de Miguel Torga



Natividade

Arde no coração da noite
A ritual fogueira que anuncia
O eterno milagre
Do nascimento.
Batida pelo vento,
Que da cinza das brasas faz semente,
É um sol sem firmamento,
Directamente
Aceso
E preso
À terra
Por mãos humanas.
De raízes profanas,
Lume de vida a bafejar a vida,
O seu calor aquece
A única certeza que merece
Ser aquecida…

in Diário VIII




Miguel Torga em defesa dos Direitos do Homem...

"Torga nunca esqueceu a sua origem transmontana e humilde, de filho de gente do povo. Marcado pelas dificuldades que passou na infância e na adolescência e pela vida dura que via à sua volta, em grande parte das pessoas da sua região, serviu‑se da pena para lutar e defender os direitos e a melhoria das condições de vida do homem, chamando a atenção para o que de errado lhe parecia existir à sua volta, situando espacialmente muitas das suas criações na região transmontana."

(Carlos Leito Ribeiro, http://www.caestamosnos.org/Pesquisas_Carlos_Leite_Ribeiro/Miguel_Torga.html)

Exposição " Ilustrações dos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos"

Esta exposição resulta da contribuição generosa de vários artistas que acederam ao pedido da Amnistia Internacional para ilustrarem um dos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. As 30 obras que ilustram cada artigo encontram-se editadas no livro “Declaração Universal dos Direitos Humanos Ilustrada”. São cerca de 25 quadros que estarão expostos na Biblioteca da Escola Secundária de Raul Proença. De 9 a 17 de Dezembro. Apareça e partilhe connosco uma visão de um mundo onde os Direitos Humanos são reconhecidos e respeitados.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

10 de Dezembro - Dia da Declaração Universal dos Direitos do Homem


Núcleo de Cinema e Biblioteca da ESRP

10 de Dezembro (5.ª-Feira)

15.10 – POLIVALENTE



CRIANÇAS INVISÍVEIS

No Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos, vem testemunhar como oito conceituados realizadores denunciam a forma como as crianças sofrem à nossa volta.


quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Filme do Mês - Dezembro 2009

Como filme de Dezembro, aconselhamos o segundo filme da saga Twilight. Lua Nova retoma a história de amor (quase) impossível entre uma humana (Bella) e um vampiro (Edward). A adaptação do romance homónimo de Stephenie Meyer tem, desta vez, um realizador mais consagrado ao leme das operações. Trata-se de Chris Weitz, antes responsável por filmes como About A Boy (Era uma vez um Rapaz), com Hugh Grant, e The Golden Compass (A Bússola Dourada), com Nicole Kidman e Daniel Craig. Os inúmeros fãs da série aguardam, ansiosamente, que este filme seja mais entusiasmante que o primeiro.

Resumo do Argumento: Depois das peripécias que quase lhe custaram a vida, Bella espera que o futuro lhe traga o amor incondicional de Edward. Contudo, numa festa de aniversário, algo corre mal e os Cullen vêem-se forçados a abandonar a cidade para, assim, protegerem Edward e Bella. Entretanto, uma personagem começa a conquistar um lugar muito especial na vida de Bella: Jacob Black.

domingo, 15 de novembro de 2009

Autor do Mês _ Novembro 2009



António Lobo Antunes

Nasceu em Lisboa, em 1942. Estudou na Faculdade de medicina de Lisboa em especializou-se em Psiquiatria. Em 1970 foi mobilizado para o serviço militar. Embarcou para Angola no ano seguinte, tendo regressado em 1973. Em 1979 publicou os seus primeiros livros, Memória de Elefante e Os Cus de Judas, seguindo-se, em 1980, Conhecimento do Inferno. Estes primeiros livros são marcadamente biográficos, e estão muito ligados ao contexto da guerra colonial; imediatamente o transformaram num dos autores contemporâneos mais lidos e discutidos, no âmbito nacional e internacional.
Todo o seu trabalho literário, ao longo dos anos, tem sido objecto dos mais diversos estudos, académicos ou não, e de vários prémios, nacionais, por exemplo, por duas vezes, o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores e o Prémio Camões, e internacionais; entre estes destacam-se o Prémio Europeu de Literatura (Áustria), o Prémio Ovídio (Roménia), o Prémio Internacional de Literatura da União Latina (Roma), o Prémio Rosalía de Castro (Galiza), o Prémio Jerusalém de Literatura, o Prémio Iberoamericano das Letras José Donoso, o Prémio Terence Moix e o Prémio Juan Rulfo. No dia 12 de Dezembro de 2008 recebeu a Medalha de Ouro da Cidade de Caldas da Rainha, cuja cerimónia decorreu no CCC. A sua obra encontra-se traduzida em diversos países.
(http://www.ccc.eu.com/)




O seu último livro, “Que Cavalos São Aqueles Que Fazem Sombra No Mar?”, será apresentado no CCC, no dia 26 de Novembro, por volta das 21h30. Para todos os leitores, esta será sem dúvida uma ocasião especial para, mais uma vez, se deliciarem com as doces e incisivas palavras do escritor.






Para saber mais sobre António Lobo Antunes:



http://www.ala.nletras.com/
http://www.alawebpage.blogspot.com/
http://www.portaldaliteratura.com/autores.php?autor=302
http://www.iplb.pt/sites/DGLB/Portugu%C3%AAs/autores/Paginas/PesquisaAutores1.aspx?AutorId=9198
http://www.rtp.pt/gdesport/?article=75&visual=3&topic=20
http://www.citi.pt/cultura/literatura/romance/lobo_antunes/ala16.html
http://www.portoeditora.pt/produtos/catalogo/ficha/id/1897014



Para ouvir António Lobo Antunes:

Grande Entrevista
http://ww1.rtp.pt/blogs/programas/grande_entrevista/?k=Grande-Entrevista-com-Antonio-Lobo-Antunes.rtp&post=4111

Escrever, escrever, viver




segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Filme do Mês - Novembro 2009



Escolhemos para filme do mês de Novembro a nova película do realizador Steven Soderbergh, responsável, entre muitos outros, pelos bem conhecidos Ocean's 11, Ocean's 12, Ocean's 13 e ainda pelas duas partes do ensaio cinematográfico sobre Che Guevara.

Resumo do argumento: Mark Whitacre trabalha numa grande empresa dos Estados Unidos. Ambicionando mais do que as suas capacidades aparentemente sugerem, deixa-se envolver num esquema perigoso, transformando-se em espião do FBI. Rapidamente, porém, deixa de conseguir lidar com as situações em que se vê envolvido e vai cedendo à pressão que ameaça destruir-lhe a vida...

Baseado no romance The Informant!, da autoria de Kurt Eichenwald, O Delator é um filme que mostra, pela enésima vez, a perfeição do trabalho de Steven Soderbergh, um dos mais importantes, e imaginativos, realizadores do nosso tempo. No elenco, destaca-se a presença de Matt Damon, num registo extraordinário da figura de Mark Whitacre, um doente bipolar.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Amigos da Biblioteca da Raul

As bibliotecas escolares, em geral, e a Biblioteca da Escola Secundária Raul Proença, em particular, confrontam-se, na actualidade, com desafios que, exigem um trabalho conjunto.
Com este propósito, foi criado o grupo dos “ Amigos da Biblioteca da Raul” que reúne professores, alunos, funcionários, pais/encarregados de educação e instituições da cidade.
E porque a participação de todos é importante, convidamo-lo(a) a integrar o referido grupo apelando à colaboração na definição, organização e financiamento de eventos, alguns deles constantes do Plano Anual de Actividades, disponível em biblioraul.blogspot.com
Aguardamos o seu contacto, pessoalmente ou através do e-mail esrpbiblioteca@sapo.pt.

Os Amigos da Bilbioteca

Memórias da Bilbioteca da Raul

No dia 28 de Outubro (Dia das Bibliotecas Escolares), pelas 15:15 h, decorrerá uma pequena tertúlia à volta das memórias da biblioteca da nossa escola, com a presença da professora Idalina Mano. Esta actividade destina-se a toda a comunidade educativa, mas está especialmente direccionada para os alunos do 10 º ano, no âmbito do estudo do texto memorialístico, na disciplina de Português.
E porque viajar é conhecer, contamos com a sua presença nesta viagem.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Astérix e Obélix comemoram 50 anos!


René Goscinny e Albert Uderzo deram a conhecer o universo de Astérix a 29 de Outubro de 1959, nas páginas da revista francesa Pilote, e a parceria durou até 1977, ano da morte de Goscinny, o argumentista.
O primeiro volume, intitulado Astérix, o gaulês, saiu em 1961. Apresentava um pequeno gaulês de bigode farfalhudo que tinha Obélix como melhor amigo. Obélix, personagem desajeitada, com uma força desmesurada, carregava menires e adorava comer javalis. Moravam numa aldeia que resistia às investidas dos romanos, dirigidos por Júlio César. A secreta poção mágica inventada pelo druida Panoramix tornava-os invencíveis. Entre as 400 personagens que povoam o imaginário criado por Uderzo e Goscinny destacam-se também Abraracourcix, o chefe da aldeia; Assurancetourix, o bardo; e Ideiafix, o cão.
A sua adaptação em desenhos-animados e em filmes é o testemunho do grande sucesso destas personagens e das suas aventuras, que passaram do papel para o pequeno e o grande ecrã.


Venham à Biblioteca, na semana de 26 a 30 de Outubro... E poderão ficar a conhecê-los um pouco melhor, participando em diversas actividades.


Alguns links interessantes:



sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Autor do mês


Stephenie Meyer
Nasceu na véspera de Natal, em Hartford, Connecticut, mas vive em Phoenix, no estado do Arizona desde os quatro anos de idade. É lá que reside com o seu marido e os seus três filhos. Licenciou-se em Literatura Inglesa, pela Brigham Young University.


Após a publicação do seu primeiro romance, Twilight (entre nós publicado com o título Crepúsculo), Stephenie Meyer foi considerada "como uma das mais promissoras novas escritoras de 2005" (Publishers Weekly). O seu romance de estreia foi bem recebido pela crítica tendo conseguido várias distinções entre as quais se destacam: A New York Times Editor's Choice; A Publishers Weekly Best Book of the Year, Amazon "Best Book of the Decade...So Far". Sem dúvida um romance de qualidade, já traduzido, até agora, em 20 línguas.

Se já leste algum livro da escritora, não hesites! Participa no blogue e deixa o teu testemunho. Revela as emoções que viveste ao ler as aventuras de Bella Swan. Refere o livro que mais te agradou e explica porquê. Transcreve uma citação da obra que apreciaste particularmente ou simplesmente refere a personagem que te impressionou mais…

Se quiseres conhecer melhor a escritora, podes consular o seu site oficial :
http://www.stepheniemeyer.com/

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Plano Anual de Actividades – 2009/10

“Nas entrelinhas de Raul Proença”
ACÇÃO 1 - Setembro a Fevereiro
Promoção da leitura da obra de Raul Proença e na elaboração de textos sobre a sua vida e obra para posterior integração no blog da Biblioteca Escolar.
ACÇÃO 2 - Setembro a Fevereiro
Elaboração de um guião e encenação de um espectáculo evocativo de Raul Proença.
ACÇÃO 3 - Setembro a Fevereiro
Realização de sessões de leitura, em voz alta, de excertos de obras de Raul Proença e na dinamização de um brainstorming com pequenos grupos de alunos e professores.
ACÇÃO 4 - Setembro a Fevereiro
Concepção e realização de um template para o CD, a elaborar, sobre Raul Proença
ACÇÃO 5 - Setembro a Fevereiro
Concepção e construção de um painel (azulejar) evocativo da vida e obra de Raul Proença (a colocar, possivelmente, no exterior da Biblioteca Escolar).
ACÇÃO 6 - Setembro a Maio
Tratamento gráfico de um conjunto de retratos de Raul Proença.
ACÇÃO 7 - Setembro a Outubro 2010
A acção 7 consiste na organização de colóquios com estudiosos da República e do pensamento de Raul Proença e exposições, com a colaboração de diversas instituições (Biblioteca Municipal, Biblioteca Nacional, Fundação Mário Soares, PH-Património Histórico…), acompanhados por testemunhos de familiares do patrono capazes de proporcionarem experiências de aprendizagem diversificadas.
ACÇÃO 8 - Setembro a Outubro 2010
Estabelecimento de contactos com artistas caldenses no sentido da criação de uma obra conjunta com os alunos da escola, sobre Raul Proença a inserir num espaço emblemático da cidade.
ACÇÃO 9 - Setembro a Outubro 2010
A acção 9 consiste no estabelecimento de parcerias com outras instituições de ensino e de cultura da cidade, de modo a não só divulgar e conhecer o projecto da Biblioteca Escolar, mas também a incentivar ao desenvolvimento de boas práticas.
Comemoração de datas e acontecimentos
Concretização de várias actividades evocativas das datas a comemorar.
Dia Mundial da Música – 1 de Outubro
Animação musical no Polivalente, durante o intervalo grande, nos períodos da manhã e da tarde.
Mês das Bibliotecas Escolares - Outubro
Exposição: “Memórias da nossa Biblioteca.”
Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos – 10 de Dezembro
“Ilustrações dos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.”
Dia Internacional da Mulher – 8 de Março
Organização de exposições em colaboração com o Núcleo de Cidadania e o Núcleo do Oeste da Amnistia Internacional:
- “Mulheres Activistas - Rostos de Determinação”;
“Mulheres republicanas” com recurso a materiais disponibilizados pela comissão da comemoração do centenário da República.
Dia Mundial da Poesia, da Floresta e da Água – 22 de Março, 7 de Abril, 23 de Abril
Divulgação da poesia portuguesa no refeitório da escola e de slogans de apelo à preservação da floresta, impressos em folhas de papel vegetal que servirão de toalha aos tabuleiros.
Comemoração do Dia Mundial da Poesia e da Floresta em parceria com a Biblioteca Municipal
declamação de poesia, dinamizada por alunos do 3º ciclo do ensino básico (e alargada aos alunos do ensino secundário), dirigida aos idosos dos lares de Caldas da Rainha.
Dia Mundial da Saúde (7 de Abril) – 12 de Abril a 16 de Abril (1ª semana do 3º Período)
Actividades em colaboração com o projecto “Escola Promotora de Saúde”.
Encontros com escritores e ilustradores.
Dia Mundial do Livro -23 de Abril
Maratona de Leitura: de manhã, para os alunos do 3º ciclo do ensino básico e, de tarde, para os alunos do ensino secundário.
Encontros com autores e ilustradores.
Dia Internacional da Dança - 23 de Abril
Organização de uma actividade com a participação dos Pimpões.
Dia da Escola – a definir
Articulação com actividades propostas pelos departamentos/grupos disciplinares e núcleos.
Dia Internacional dos Museus– 18 de Maio
Actividade: “Sete museus, sete obras”, colóquio com os responsáveis de museus da cidade.
Actividades de Promoção do Livro e da Leitura – durante o ano lectivo
Registo no Plano Nacional de Leitura
Encontro com autores.
Feira do livro.
Partilha de Leituras.
Divulgação do Autor do Mês, no espaço e no blog da Biblioteca da Escola.
“Passos em volta do livro e da leitura” - partindo da listagem dos livros elencados pelo PNL e dos interesses dos alunos, irão decorrer pequenas tertúlias sobre livros e leituras. Estas actividades prolongar-se-ão através da inclusão no blog da Biblioteca, na rubrica, “O Autor do Mês”. Ocasionalmente, a actividade referida poderá desenvolver-se através dum site específico, mantido pela professora Helena Pedrosa. (www.literarte.no.sapo.pt)
Parcerias com a Biblioteca Municipal.
Palestras/Colóquios/Conferências – durante o ano lectivo
Comemoração do centenário da República:
“Monarquia e República em diálogo”.
Iconografia Republicana.
Roteiro Republicano.
Francisco Grandella.
“A Morte do Latim.”
Temáticas alusivas à cidadania.
Literacia da Informação: “Ler e escrever, novos tipos de texto”.
Exploração de temáticas relativas à Educação Especial.
“Bullying”
“Violência no namoro”
“Literatura Portuguesa no séc. XX”
“A Segurança na Internet”
O Filme do Mês – durante o ano lectivo
Divulgação, no blog da biblioteca, filmes com interesse para os nossos alunos.
Divulgação de recursos e actividades -– durante o ano lectivo
Actividade de divulgação dos recursos da Biblioteca.
Construir e manter painéis informativos na Biblioteca e no átrio do Bloco B.
Divulgação na Biblioteca e no blog.
Envio da informação para os professores dos respectivos grupos disciplinares, via e-mail.
Divulgação na biblioteca, no blog e na plataforma Moodle da Escola.
Levantamento dos sites com interesse didáctico pedagógico.
Apresentação do programa”stellarium”.
Formação de utilizadores – durante o ano lectivo
Disponibilizar na Biblioteca, no blog e na plataforma Moodle da BE materiais de trabalho relativos à pesquisa e tratamento da informação.
Parcerias / ligação ao meio – durante o ano lectivo
Dinamização de uma acção pela Drª Tânia Jorge, do Museu do Hospital e das Caldas, destinada a divulgar as potencialidades educativas do património do Centro Hospitalar Oeste Norte
Colaboração e participação pedagógica /Articulação com o currículo e o trabalho docente – durante o ano lectivo
Dinamização de formas de trabalho colaborativo.
À conversa com um deputado da república – 2º período
Participação de um deputado da Assembleia da República alusiva às temáticas abordadas no âmbito do projecto Parlamento dos Jovens.
Organização de uma ida a um evento cultural – data a apresentar brevemente
Concepção e execução de uma lembrança a oferecer a convidados – durante o ano lectivo

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Filme do Mês

A Esperança Está Onde Menos Se Espera, de Joaquim Leitão.

fotografia

O novo filme do realizador português Joaquim Leitão explora um cenário social de grande actualidade: a mudança de vida provocada por uma situação de desemprego.
O adolescente Lourenço tem uma existência de sonho. É um jovem, aparentemente, feliz e frequenta, com sucesso, um colégio privado nos arredores de Lisboa. Tudo lhe corre bem até ao momento em que o seu pai, Francisco, treinador de futebol de méritos reconhecidos, cai em desgraça e é despedido. Lourenço tem de abandonar la dolce vita que tinha e ingressa numa escola secundária cujos alunos habitam um dos bairros mais problemáticos do país.
Como se não bastasse, também a família Figueiredo se desune e Lourenço vai ter de enfrentar dificuldades inesperadas. É uma questão de sobrevivência... e Lourenço vai à luta.

Realização: Joaquim Leitão
Interpretação: Virgílio Castelo, Ana Padrão e os jovens Carlos Nunes, Alcídia Vaz e José Carlos Cardoso.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

A Biblioteca Escolar e a Gripe A

No âmbito das actividades relacionadas com a promoção de comportamentos de prevenção da Gripe A, a biblioteca escolar, em articulação com vários organismos, propõe-se dinamizar um conjunto de actividades com os seguintes objectivos:
· Melhorar a informação sobre as formas de prevenir a Gripe A;
· Promover actividades pedagógico-educativas a desenvolver em situação de crise.

Actividades
Criação de espaços informativos sobre saúde em geral e Gripe A em particular.
Recolha e divulgação, em formato impresso e virtual, de informação sobre a Gripe A e os comportamentos preventivos a adoptar.
Afixação de cartazes e distribuição de materiais informativos sobre a Gripe A.
Informação sobre os dispositivos e medidas de desinfecção das mãos na utilização da biblioteca.
Disponibilização no site e blogue da escola e da biblioteca, de documentos de apoio à pesquisa de informação e à elaboração de trabalhos escolares, para acesso dos alunos a partir de casa.
Selecção e apresentação de livros, e outra documentação alusiva a esta temática.

Recursos
Documentos da Direcção Geral de Saúde.
Documentos e orientações do Ministério da Educação, da Rede de Bibliotecas Escolares e Plano Nacional de Leitura.
Apresentação em powerpoint disponível num dos computadores da Biblioteca e no blog da Biblioteca
Revistas e jornais
Bibliografia online:
http://www.rbe.min-edu.pt/np4/97
http://www.dgs.pt/
http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/
Direcção-Geral da Saúde - microsite da gripe
http://www.dgs.pt/
Instituto Gulbenkian de Ciência
http://www.gripenet.pt/
Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP)
http://www.confap.pt/desenv_noticias.php?ntid=1339
Organização Mundial de Saúde (OMS)
http://www.who.int/en/
Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC)
http://ecdc.europa.eu/
Centers for Disease Control and Prevention (CDC)
http://www.cdc.gov/


Colaboração
  • Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas Escolares
  • Núcleo de Educação para a Saúde
  • Ministério da Educação
  • Direcção Geral de Saúde
  • Rede de Bibliotecas Escolares
  • Plano Nacional de Leitura
  • Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular

Bem Vindos

Este é o novo Blog da Biblioteca da Escola Secundária de Raul Proença.
Nele encontrará notícias importantes das nossa iniciativas e sugestões.
Esperamos que seja mais uma oportunidade de partilhar ideias, notícias e criações pessoais, pelo que o contributo de todos é fundamental para criar um espaço inovador e dinâmico.