terça-feira, 20 de outubro de 2009

Astérix e Obélix comemoram 50 anos!


René Goscinny e Albert Uderzo deram a conhecer o universo de Astérix a 29 de Outubro de 1959, nas páginas da revista francesa Pilote, e a parceria durou até 1977, ano da morte de Goscinny, o argumentista.
O primeiro volume, intitulado Astérix, o gaulês, saiu em 1961. Apresentava um pequeno gaulês de bigode farfalhudo que tinha Obélix como melhor amigo. Obélix, personagem desajeitada, com uma força desmesurada, carregava menires e adorava comer javalis. Moravam numa aldeia que resistia às investidas dos romanos, dirigidos por Júlio César. A secreta poção mágica inventada pelo druida Panoramix tornava-os invencíveis. Entre as 400 personagens que povoam o imaginário criado por Uderzo e Goscinny destacam-se também Abraracourcix, o chefe da aldeia; Assurancetourix, o bardo; e Ideiafix, o cão.
A sua adaptação em desenhos-animados e em filmes é o testemunho do grande sucesso destas personagens e das suas aventuras, que passaram do papel para o pequeno e o grande ecrã.


Venham à Biblioteca, na semana de 26 a 30 de Outubro... E poderão ficar a conhecê-los um pouco melhor, participando em diversas actividades.


Alguns links interessantes:



Sem comentários:

Enviar um comentário