segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Exposição evocativa da professora Adosinda Rosa


A professora Adosinda Rosa permanece na memória de todos aqueles que com ela trabalharam e conviveram, nesta Escola, como uma pessoa de grande delicadeza, atenção e disponibilidade, quer na relação com os colegas, quer na relação com os seus alunos.
A sua presença, entre nós, preencheu grande parte da sua longa vida profissional (cerca de 46 anos) e dela beneficiaram várias gerações de professores e alunos (no caso concreto da nossa Escola a sua presença abrangeu um período de 32 anos, entre 1976 e 1998).
Foi, pois, com sentida emoção e grato reconhecimento que a nossa biblioteca recebeu, das mãos dos seus familiares, a doação de parte significativa do seu espólio cultural. Uma doação encarada, por nós, como um gesto generoso digno da generosidade da pessoa que colocou o seu labor profissional ao serviço do enriquecimento cultural da comunidade escolar.
E porque este é o sentimento da comunidade escolar, faz sentido dizer que a permanência deste espólio, entre nós, é e será sempre a expressão da vivificação da memória de uma pessoa acerca da qual se torna apropriado considerar estas palavras de Agustina Bessa-Luís:
“Fim- o que resta é sempre o princípio feliz de alguma coisa”

Que estas palavras tão sugestivas, aqui associadas à pessoa da professora Adosinda Rosa, se constituam, para nós, memória viva de alguém cujo exemplo de vida profissional se torne (…) “ o princípio feliz de alguma coisa” no seio da nossa comunidade escolar.

Sem comentários:

Enviar um comentário