domingo, 15 de novembro de 2009

Autor do Mês _ Novembro 2009



António Lobo Antunes

Nasceu em Lisboa, em 1942. Estudou na Faculdade de medicina de Lisboa em especializou-se em Psiquiatria. Em 1970 foi mobilizado para o serviço militar. Embarcou para Angola no ano seguinte, tendo regressado em 1973. Em 1979 publicou os seus primeiros livros, Memória de Elefante e Os Cus de Judas, seguindo-se, em 1980, Conhecimento do Inferno. Estes primeiros livros são marcadamente biográficos, e estão muito ligados ao contexto da guerra colonial; imediatamente o transformaram num dos autores contemporâneos mais lidos e discutidos, no âmbito nacional e internacional.
Todo o seu trabalho literário, ao longo dos anos, tem sido objecto dos mais diversos estudos, académicos ou não, e de vários prémios, nacionais, por exemplo, por duas vezes, o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores e o Prémio Camões, e internacionais; entre estes destacam-se o Prémio Europeu de Literatura (Áustria), o Prémio Ovídio (Roménia), o Prémio Internacional de Literatura da União Latina (Roma), o Prémio Rosalía de Castro (Galiza), o Prémio Jerusalém de Literatura, o Prémio Iberoamericano das Letras José Donoso, o Prémio Terence Moix e o Prémio Juan Rulfo. No dia 12 de Dezembro de 2008 recebeu a Medalha de Ouro da Cidade de Caldas da Rainha, cuja cerimónia decorreu no CCC. A sua obra encontra-se traduzida em diversos países.
(http://www.ccc.eu.com/)




O seu último livro, “Que Cavalos São Aqueles Que Fazem Sombra No Mar?”, será apresentado no CCC, no dia 26 de Novembro, por volta das 21h30. Para todos os leitores, esta será sem dúvida uma ocasião especial para, mais uma vez, se deliciarem com as doces e incisivas palavras do escritor.






Para saber mais sobre António Lobo Antunes:



http://www.ala.nletras.com/
http://www.alawebpage.blogspot.com/
http://www.portaldaliteratura.com/autores.php?autor=302
http://www.iplb.pt/sites/DGLB/Portugu%C3%AAs/autores/Paginas/PesquisaAutores1.aspx?AutorId=9198
http://www.rtp.pt/gdesport/?article=75&visual=3&topic=20
http://www.citi.pt/cultura/literatura/romance/lobo_antunes/ala16.html
http://www.portoeditora.pt/produtos/catalogo/ficha/id/1897014



Para ouvir António Lobo Antunes:

Grande Entrevista
http://ww1.rtp.pt/blogs/programas/grande_entrevista/?k=Grande-Entrevista-com-Antonio-Lobo-Antunes.rtp&post=4111

Escrever, escrever, viver




1 comentário:

helena disse...

Com a ternura no olhar e um turbilhão de emoções na ponta dos dedos firmes, António Lobo Antunes revela-se despido de qualquer preconceito em cada palavra. Leva-nos para a viagem mais difícil de realizar apesar de estar ao alcance de qualquer um. Guia-nos para o mar profundo dos nossos sentimentos, confrontando-nos com a essência de cada fibra do nosso ser. Somos o vasto mundo que habita a sua obra. Percorre-nos de lés a lés e inadvertidamente abre-nos o caminho para o reencontro.

Enviar um comentário