quinta-feira, 9 de julho de 2015

Projeto LER+Jovem- Semeando Palavras, Colhendo Afetos


Projeto Ler + Jovem
Semeando Palavras, Colhendo Afetos




Dando resposta a um desafio lançado às escolas secundárias pelo PNL  a nossa Escola candidatou-se, em 2014-2015, ao Projeto LER+Jovem, com um trabalho  intitulado, Semeando Palavras, Colhendo Afetos.
Trata-se de um projeto que pretende dar continuidade e alargar práticas de leitura já dinamizadas pelos alunos e professores do ensino secundário da nossa Escola junto de comunidades locais, algumas das quais integram o plano de intervenção do projeto ler + 2014-2015, articulando a leitura com outras áreas artísticas, visando a educação para as atitudes e valores numa estreita colaboração com Núcleos (Núcleo de Cidadania, Núcleo de Teatro…), conforme consta do Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas.
A apresentação que agora fazemos, neste formato, pretende ser uma síntese de algumas das atividades que realizámos no decurso deste ano letivo.

Divulgamos também o  do Plano de intervenção para 2015-2016 .

Atividades 
1. Continuação das sessões e oficina de formação de leitores para alunos 
2. Continuação dos encontros com organismos da sociedade civil, associando a leitura e a escrita a outras formas artísticas: 
a. Leitura expressiva de poesia, acompanhada de momentos musicais, no âmbito do Dia Mundial da Poesia – destinada a um público sénior, em colaboração com o alunos 2º ano do Curso Profissional de Animação Sociocultural Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro e a Biblioteca Municipal; 
b. Encontros com os alunos da Universidade Sénior; 
c. Sessões com artistas plásticos da comunidade escolar e educativa; 
d. Partilha de ideias e emoções provocadas pela leitura, pela obra de arte e pela música: encontros com o Coral das Caldas /Banda do Comércio e Indústria das Caldas, partilha de leituras e exploração de obras nos museus Malhoa e do Hospital e das Caldas; 
e. Partilha de leituras com alunos do Agrupamento; 
3. Jornada “A Palavra e os Afetos”, divulgação da obra de jovens escritores, antigos alunos da escola e escritores do concelho, através de encontros presenciais e exposições (biblioteca escolar, biblioteca municipal e instituições parceiras); 
4. Teatro comunitário envolvendo associações sociais e culturais do concelho de Caldas da Rainha; 
5. Edição da obra de Armando Horta, poeta popular do concelho de Caldas da Rainha, em colaboração com a Câmara Municipal de Caldas da Rainha. 
6. Divulgação das diferentes ações do projeto na página web do Agrupamento, no blogue e facebook da biblioteca e redes imprensa local (Jornal das Caldas, Gazeta das Caldas) e na página da RBE. 
7. (…) 

Parcerias 
i. Associações Sociais e culturais do concelho 
ii. Biblioteca Municipal de Caldas da Rainha 
iii. Câmara Municipal das Caldas da Rainha 
iv. Centro de Formação da Associação de Escolas - Centro Oeste 
v. Coral das Caldas /Banda do Comércio e Indústria das Caldas 
vi. Juntas de Freguesia do concelho 
vii. Museu do Hospital e das Caldas 
viii. Museu José Malhoa e Museu da Cerâmica 
ix. Rádio Caldas 
x. Universidade Sénior Rainha D. Leonor de Caldas da Rainha 
xi. Utentes de Lares e Centros de dia do concelho de Caldas da Rainha

 Calendarização

Ao longo do ano, de setembro a maio, com destaque para a Semana da Leitura e Semana Raul Proença.


Menção honrosa para a escola Secundária Raul Proença- Concurso "Palavras do Mundo em Cartaz"



No âmbito do Concurso «Palavras do Mundo em Cartaz», enquadrado na Semana da Leitura de 2015, a aluna Renata Duarte, do 12º ano de escolaridade, sob orientação da professora Ana Militão concorreu  com o trabalho intitulado «Fabulando pelo Mundo», ao qual o júri atribuiu  uma Menção Honrosa.
Aqui divulgamos o cartaz da aluna e a foto da cerimónia de entrega de prémios, que teve lugar na  Direção-Geral da Educação, no dia 11 de junho, pelas 15h00.



Parabéns à aluna Renata, pela criatividade e o nosso agradecimento à Professora Ana Militão pelo empenho e profissionalismo.


segunda-feira, 22 de junho de 2015

Igreja de Nª srª do Pópulo- aprender com a biblioteca escolar


No âmbito da aplicação do referencial "Aprender com a biblioteca escolar", a turma E, do 8º ano, em articulação com as disciplinas de Educação para a Cidadania, Educação Visual e História, elaborou trabalhos que incidiram sobre a Igreja de Nª Srª do Pópulo. Após a pesquisa e tratamento da informação os alunos fizeram uma visita à referida igreja. Os trabalhos produzidos são agora disponibilizados em formato e-book.
Parabéns aos alunos pelo trabalho realizado e o nosso agradecimento à professora Dulce Nunes pelo trabalho cooperativo desenvolvido.


terça-feira, 2 de junho de 2015

Viagens à volta do quarto de Van Gogh


No âmbito da disciplina de Educação Visual foi proposto aos alunos do 7º A, B e C que, a partir de um pequeno fragmento do Quarto de Van Gogh, recriassem esse espaço. A culminar este trabalho, durante a Semana da Leitura 2015, sob a supervisão da professora de Português, os alunos “viajaram” por esse universo, escrevendo histórias que, no seu imaginário foram reais…
Objetivos
1.     Sensibilizar para a importância da dimensão estética;
2.     Fomentar a interpretação de obras de arte;
3.     Incentivar a expressão escrita, associando a palavra à imagem.

Resultados/divulgação

A equipa da biblioteca organizou os materiais produzidos pelos alunos, divulgando-os aos alunos envolvidos, no facebook da biblioteca, blogue, em formato ebook e na TVRaul.
http://pt.calameo.com/read/000577083929b0760c3bf

Ver ebooks dos nossos alunos (barra lateral direita)


Aos  alunos e aos professores

A nossa gratidão

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Ler o objeto

Ler o Objeto


Atividade realizada na Semana da Leitura 2015, a partir de objetos artísticos de professores do Agrupamento de Escolas Raul Proença, com os seguintes objetivos:

1. fomentar a interpretação de obras de arte;

2. associar a palavra à imagem;

3. Incentivar a expressão escrita.

Após organização e correção, eis o resultado final em:

http://pt.calameo.com/read/000577083b5e0daf62875

Amanhã às 15 horas, na biblioteca, irá haver um encontro entre os autores das obras (mais selecionadas pelos alunos) e os respetivos autores.

"Short Stories"- produção escrita dos alunos do 9º ano




Durante a Semana da Leitura as turmas do 9º ano, em articulação com os professores de Português, foram convidadas a escrever pequenas histórias a partir de títulos existentes na biblioteca da nossa escola.

O roteiro de trabalho dado aos alunos foi o seguinte:

Pressupostos

Um título de uma obra é uma porta aberta para a nossa imaginação.

Há certos títulos que encerram uma história nunca escrita.

Indicações

1. Com um colega, constitui o teu grupo de trabalho.

2. Dirijam-se à biblioteca e, num dos computadores, encontrarão uma pasta com o nome short stories e a indicação da vossa turma.

3. Num documento Word, produzam um texto narrativo de 80 a 120 palavras, em que utilizem alguns dos títulos dos livros que selecionámos para esta atividade (utilizem no mínimo três títulos).

4. Integrem, no vosso texto, os títulos selecionados em itálico e a cor.

5. O vosso texto deverá apresentar uma parte introdutória, uma parte de desenvolvimento e uma parte de conclusão.

6. Guardem o trabalho na pasta da vossa turma e atribuam, ao nome do ficheiro, os vossos nomes e números.

Os trabalhos produzidos pelos alunos foram disponibilizados, em formato e-book, conforme conta na barra lateral "ebooks dos nossos alunos- short stories" ou em http://pt.calameo.com/read/00057708355b952a4153c



Vale a pena LER !






Batalha de leitura- poesia

No passada 6ª feira, realizou-se em Óbidos, a fase final do concurso Batalha de Leitura-Poesia, organizado pelas bibliotecas escolares de Caldas e Óbidos.
A nossa Escola foi representada pelos seguintes alunos:
2ª ciclo- Raquel Coelho, 6º A-  classificada em   3º lugar 
3º ciclo- Bárbara Ribeiro- 8º A- classificada em 2º lugar
Secundário-  Laura Neto- 10º CT4- classificada em 3º lugar

Este evento contou, ainda com a participação musical  do aluno João Jorge - 12º LH2

A todos os professores que colaboraram na escolha e preparação dos alunos, o nosso agradecimento.

Aos alunos os nossos parabéns!