sábado, 31 de janeiro de 2015

Atividades da Semana Raul Proença

A Semana Raul Proença vai realizar-se de 9 a 13 de fevereiro. Divulgamos as atividades que irão decorrer na nossa biblioteca,  resultantes da colaboração com os  vários departamentos/grupos de recrutamento. Tal como aconteceu em anos anteriores, esperamos que estas atividades se traduzam na valorização/enriquecimento dos participantes.

                       Feira do Livro Usado                              


Ao longo da semana, no bloco B, dinamizaremos a Feira do Livro Usado. É uma excelente oportunidade para LER+ sem gastar dinheiro!


Partilha de Leituras

2º ciclo- 3ª feira: 15:10 H- 16:40 H
Secundário- 2ª feira : 8:25H- 9:55 H
3º Ciclo- 4ª feira: 8:25H - 9:55 H


Partilhar livros é partilhas vivências, viagens, aventuras, emoções...
É este o desafio que fazemos ao longo da semana  a alunos, professores, funcionários, pais e outras pessoas que connosco queiram colaborar!

Esta atividade é organizado em colaboração com o grupo de Português


Todos diferentes, todos animais
Um livro multiformato
3ª feira|dia 10 |9:10-13:25 H


Todos Diferentes, Todos Animais, com texto da autoria de Liliana Gonçalves, design e ilustrações de Leonel Brites e tradução e adaptação para pictogramas de Célia Sousa, é o resultado do envolvimento de um conjunto de colaboradores de vários serviços do Instituto Politécnico de Leiria, aos quais se juntaram outros colaboradores externos à instituição.
Todos Diferentes, Todos Animais é um exemplo de como um livro multiformato se pode “abrir” a novos leitores e a novas leituras.
http://todosdiferentes.ipleiria.pt/pagina-exemplo/

Encontro com o escritor Pedro Rosado
2ª feira|10:15 H -11:45 H

Nasceu em Lisboa em 1955, residindo agora no concelho de Caldas da Rainha. Licenciou-se em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras de Lisboa. É escritor e tradutor profissional, com mais de 40 livros traduzidos. Foi jornalista no Expresso, Diário de Notícias, e revista Grande Reportagem, crítico de cinema, assessor e consultor de comunicação.
http://www.wook.pt/authors/detail/id/20744

Esta atividade é organizado em colaboração com o grupo de Português.

Palestra sobre Astonomia
Professor doutor Máximo Ferreira
6ª feira| 10:15 H 



Máximo Ferreira é astrónomo e diretor do centro de Ciência Viva de Constância. Dedica-se à divulgação científica, em particular o céu e as estrelas... Uma atividade a não perder especialmente para os alunos do 10º e 11º anos de CT!
Esta atividade é organizado em colaboração com o grupo de Físico- Química.



SeguraNet- sessão de sensibilização
Equipa SeguraNet

5ª feira|14:15


Sessão de sensibilização sobre segurança digital com o apoio da Equipa SeguraNet, especialmente dirigida aos alunos do 2º e 3º ciclos.

Esta atividade é organizada em colaboração com o grupo de informática.


Encontro com o escritor Nuno Valente
6ª feira| 10:15 H 





É professor do ensino básico e autor da “Coleção Segredos” de manuais escolares para o 1º ciclo, publicados pela Lisboa/Raiz Editora.
Atualmente reside em Alcobaça.
Em “A Ordem do Poço do Inferno” o autor estreia-se na literatura juvenil de aventuras com um livro centrado no Mosteiro de Alcobaça e na sua história.
Neste livro, o autor alia a pesquisa factual e o rigor da linguagem a um profundo sentido de fantasia, resultando esta fusão numa história verosímil e num tom próximo da realidade dos jovens leitores a quem este livro se destina.

www.escafandro.pt











Exposição "7 mil milhões de Outros"

Exposição "7 mil milhões de Outros"

7 mil milhões de Outros" é uma exposição criada em 2003, que já percorreu os quatro cantos do mundo, e que nos dá um retrato real e atual da humanidade. Palavras e testemunhos de mais de 6.000 pessoas de 84 países, incluindo Portugal.

Ao entrar em "7 mil milhões de Outros" somos convidados a fazer uma viagem à volta do mundo e ficamos a conhecer os medos, os sonhos, os problemas e esperanças de gente tão diferente e distante como um pescador brasileiro, um sapateiro chinês, um artista alemão ou um empresário afegão.

Testemunhos obtidos através de 45 perguntas, todas iguais, sobre 30 temas universais - família, amor, morte, perdão, clima, natureza, sentido da vida, desafios ou sonhos de infância - que nos ajudam a encontrar o que nos separa, mas sobretudo o que nos une.


http://www.fundacaoedp.pt/exposicoes/7-mil-milhoes-de-outros/186

Na biblioteca disponibilizamos o kit pedagógico alusivo a esta exposição. Nele figuram os temas tratados neste projeto, bem como sugestões de recursos para a sua abordagem. Sistematizados essas sugestão, assinalando os recursos existentes na nossa biblioteca. Esperamos que seja útil!









segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Aquisições Projeto Ler + e Ler + Jovem

Projeto Ler + e Ler + Jovem

Na sequência da candidatura apresentada ao Plano Nacional de Leitura a nossa Escola foi contemplada com verba que aplicámos num conjunto de aquisições com o intuito de enriquecer o fundo documental da biblioteca e apoiar o desenvolvimento do projeto.



Concurso Nacional de Leitura- alunos apurados para a fase distrital

Concurso Nacional de Leitura- apurados para a fase distrital


Após a realização das provas no passado dia 16 de janeiro, foram apurados para representar a Escola Raul Proença, os seguintes alunos:

Beatriz Aleixo da Cunha- 7º D
Filipe Ferreira Paiva- 8º B
Joana Cavaco- 8º B
  
Oportunamente serão dadas mais informações relativamente à data e às obras a ler na fase distrital.

A todos os alunos será entregue um certificado de participação e uma lembrança. Os alunos selecionados receberão um prémio.


Parabéns pela participação!

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Hypatiamat

Hypatiamat


Este site resulta de um projeto de investigação do GUIA (Grupo Universitário de Investigação em Autorregulação) da Escola de Psicologia da Universidade do Minho que, em colaboração com investigadores do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra, pretende mapear as condições de (in)sucesso na disciplina de Matemática e contribuir para a promoção do sucesso escolar dos alunos do Ensino Básico.
Aqui com podes encontrar muitas aplicações hipermédia centradas nos conteúdos de Matemática do 5.º ao 9.º ano,  esperando que possam contribuir para a promoção do sucesso escolar a Matemática.
Mais mais informações consulta:http://www.hypatiamat.com/menuprincipal.php

Concurso "Faça lá um Poema"

Concurso Faça lá um Poema
O Plano Nacional de Leitura está a promover a 7ª edição do concurso "Faça lá um Poema" que nos últimos anos contou com a participação de inúmeros alunos da nossa escola. Trata-se de um concurso que tem como objetivo incentivar a leitura e escrita de poesia.
Os alunos concorrentes podem entregar os seus trabalhos até ao dia 19 de fevereiro na biblioteca.
Para mais informações, consultar o regulamento em suporte papel, na biblioteca ou em:
http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/Concursos/index.php?s=concursos&tipo=1&concurso=81

Concurso Nacional de Leitura- fase escola

 Concurso Nacional de Leitura- fase escola

Dia 16 de janeiro, às 17: 00 H, na biblioteca,  realiza-se a 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura- fase escola com a participação dos alunos inscritos. Os três melhores classificados de cada uma das categorias ( 3º ciclo e secundário) representarão a nossa escola na fase distrital,  a realizar em data e local  a definir.

Projeto "Parlamento dos Jovens"



No âmbito do projeto Parlamento dos Jovens irá realizar-se, dia 14 de janeiro, 4ª feira uma sessão de divulgação com a presença do deputado Jorge Gonçalves. Recorde-se que o Programa Parlamento dos Jovens, promovido pela Assembleia da República e organizado em colaboração com outras entidades, tem por objetivo, entre outros, promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pelo debate de temas de atualidade, sendo que nesta edição de 2014/2015 os temas em debate são os seguintes:
 - Para o ensino secundário – Ensino público e privado: que desafios?
 - Para o ensino básico – Combate ao insucesso escolar.
 A participação dos alunos da nossa escola envolve os alunos do 3º ciclo e do secundário.