segunda-feira, 31 de março de 2014

Semana da Leitura- Heitor Lourenço na nossa escola!

No dia 29 de março (sábado), às 15 horas, as Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Raul Proença promoveram o encontro com o escritor e ator Heitor Lourenço. Esta atividade inserida no programa da Semana da Leitura, contemplou uma encenação dramatúrgica a partir do conto  "O pincel mágico" e a leituras de acrósticos de obras do autor, pelos alunos do 5º e 8º  anos do Agrupamento.

O autor gostou de participar nesta atividade e as famílias agradeceram o convite e expressaram votos para que o Agrupamento, através das bibliotecas escolares, continue empenhado em dinamizar estes eventos promotores da leitura.
Aqui ficam algumas fotos!
Na próxima quinta-feira, dia 3 de abril, às 15:10 horas, no bloco B, voltamos a repetir esta adaptação, da autoria do professor Aníbal Rocha e da professora Noélia André.

















terça-feira, 25 de março de 2014

Semana da Leitura 2014

No dia 29 de março (sábado), iniciamos as atividades da Semana da Leitura da nossa escola que irão prolongar-se até ao dia 4 de abril. 
Aqui fica o programa com o convite de participação nas atividades que iremos desenvolver.

Programa da semana da leitura- ESRP 2014


Jornal Hermes- edição em braile















Após a publicação do jornal Hermes, os autores convidaram a professora Sandra a editá-lo em braile. Trata-se de uma excelente iniciativa e um forte contributo para a inclusão.
Parabéns aos intervenientes!



domingo, 23 de março de 2014

Batalha de Leitura- Poesia

No próximo dia 27 de março pelas 11 horas, na biblioteca municipal das Caldas da Rainha irá realizar-se uma sessão de Leitura de Poesia pelo grupo o "Copo". Trata-se de uma atividade intermédia do concurso Batalha de Leitura- Poesia, uma iniciativa das bibliotecas escolares de Caldas e Óbidos. Participam nesta sessão os alunos representantes das turmas na fase de escola que,  no caso da nossa escola, irá realizar-se no dia 3 de abril, às 17 horas na biblioteca. Neste mesmo dia iremos selecionar os 3 alunos ( 1 por ciclo) que irão representar a Escola na final, no dia 3 de maio.
Parabéns aos participantes!

Dia Mundial da Poesia- leitura para os seniores

No dia 21 de março, no âmbito das atividades do Dia Mundial da Poesia, um grupo de alunos da nossa escola deslocaram-se ao Centro Social e Paroquial das Caldas da Rainha. esta atividade de leitura expressiva acompanhada de momentos musicais, para os seniores da cidade, constituiu um importante momento no diálogo geracional, desta vez, inspirado pela POESIA.
Vivenciámos momentos de ternura,  partilha e respeito por quem não desiste de procurar nos outros (mais velhos ou mais novos) razões para viver...







quarta-feira, 12 de março de 2014

Projeto Lectores Ibéricos


No âmbito do Projeto Lectores Ibéricos, a nossa escola recebeu, no dia 12 de março, a comitiva dos nossos parceiros de Albacete .

Para além da visita à escola, realizou-se uma sessão na biblioteca que contou com a participação dos alunos do 12º AV1 que, no contexto da disciplina de Oficina de Artes, realizaram um conjunto de esculturas com base em livros. Tratou-se de um momento de partilha das reflexões que acompanharam a elaboração dessas obras e que evidenciam a estreita relação entre a literatura e a arte.

A finalizar foi feita uma apresentação das atividades dinamizadas pela biblioteca escolar no decurso deste ano letivo.




terça-feira, 4 de março de 2014

Concurso Nacional de Leitura- Fase Distrital

No dia 29 de abril, a partir das 14: 00 horas,  irá realizar-se, nas Caldas da Rainha, a fase distrital do Concurso Nacional de Leitura. As provas decorreram na Escola Secundária Bordalo Pinheiro (provas escritas) e no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha ( provas orais ). Aos apurados para esta fase é proposta a leitura de dois livros:

3º ciclo:
Rosinha, minha Canoa, Voa Comigo, de Maria Teresa Maia Gonzalez


Secundário:
O Ano Sabático, de João Tordo e Os Profetas, de Alice Vieira.

Requisita os livros na biblioteca!
Boas Leituras