sábado, 12 de outubro de 2013

Autores de Sempre e para Sempre

Ler os “clássicos”? Sim. E porquê? Porque sim!... Porque acreditamos no lema da nossa biblioteca: Ler + para crescer, conhecer e ser. E porque há autores de sempre e para sempre. Com eles, crescemos… viajando. Com eles, conhecemos… o(s) outro(s) e descobrimo-nos, interpelando-nos. E de página em página, construímo-nos. Somos.
E, no mês de outubro,  o nosso escritor de SEMPRE E PARA SEMPRE, é VERGÍLIO FERREIRA

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Listagem dos livros relacionados com o programa de Filosofia

Publicamos a listagem dos livros de Filosofia existentes na biblioteca da nossa Escola, organizada de acordo com o programa do 10º e 11 anos. BOM TRABALHO!

Listagem de Livros Associados Ao Programa de Filosofia by celestecustodio

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Obras do Contrato de Leitura (Secundário) na Biblioteca

Divulgamos a lista das obras constantes do contrato de leitura (Português, ensino secundário), existentes na biblioteca da nossa escola.
BOAS LEITURAS!

Listagem Obras Contrato de Leitura by celestecustodio

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Concurso Liberdade de expressão e redes sociais


 A SIC Esperança, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares, lança o projeto Liberdade de expressão e redes sociais destinado a promover, entre os mais jovens, a reflexão sobre o caráter essencial da liberdade de expressão nas sociedades democráticas e o importante contributo das redes digitais do século XXI no alargamento do acesso à informação e à comunicação interativa. Pretende, igualmente, identificar e prevenir riscos e abusos ligados ao seu uso.
Poderão concorrer os alunos do 3º ciclo do ensino básico (idade igual ou superior a 13 anos) e do ensino secundário, através da apresentação de trabalhos de grupo com conteúdos originais e em formato de texto, vídeo, podcast, banda desenhada, fotografia ou desenho (ver Regulamento).  É obrigatório que cada grupo tenha um professor orientador, que poderá ser o professor bibliotecário. A mesma escola pode apresentar vários trabalhos a concurso, até ao dia 22 de novembro de 2013.
Os vencedores do 1º prémio terão a oportunidade de participar na elaboração de um Jornal da Noite da SIC e, ainda, de verem o seu trabalho divulgado nos meios de comunicação do grupo Impresa. As escolas/ bibliotecas dos alunos premiados (1º, 2º e 3º prémios) receberão as publicações do grupo Impresa indicadas no Regulamento.
No sítio da SIC Esperança, está disponível o documentário sobre a censura em Portugal, Lápis Azul, de Rafael Antunes, para servir de suporte e ponto de partida do concurso.


terça-feira, 1 de outubro de 2013

Dia Mundial da Música

Comemora-se hoje, 1 de outubro, o Dia Mundial da Música. A data foi instituída em 1975 pelo International Music Council, uma instituição fundada em 1949 pela UNESCO e que agrega vários organismos e individualidades do mundo da música. Com esta celebração pretende-se promover a arte musical em todos os setores da sociedade, divulgar a diversidade musical, aproveitando a música para promover os ideais da UNESCO como a paz e a amizade entre as pessoas e os povos, a diversidade das culturas e a troca de experiências. Aproveitamos a ocasião para divulgar um projeto de difusão e disponibilização de música, em acesso livre. Musopen é uma biblioteca online de obras musicais de domínio público que disponibiliza peças de mais de 150 compositores clássicos para download ou audição on-line. As composições estão organizadas por compositores, intérpretes, períodos ou instrumentos. As peças são dirigidas e executadas por maestros e instrumentistas consagrados. Para fazer o download é apenas necessário um registo simples. Os downloads gratuitos estão limitados a cinco, por dia. No entanto, com um pagamento de 55 US$ anuais, todo o conteúdo do site fica disponível para downloads ilimitados. A Musopen também disponibiliza as partituras das obras que compõem o projeto. http://poramaresoslivros.blogspot.pt/